A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008

Inserindo objetos em suas
animações

 

Você vai precisar do Animation Shop3, complemento do Paint Shop Pro7.


Siga os passos:

1
Vamos imaginar a seguinte situação: você tem duas animações já prontas e quer colocar uma dentro da outra, sem ter de refazer todo o árduo trabalho de montar as duas GIFS, em conjunto, novamente. Além disso, você também quer inserir algum texto, simples e sem formatação especial (como sombreado e outros), dentro dessa nova animação e, mais uma vez, não quer refazer todo o trabalho anterior apenas para colocar seu texto no local exato em cada frame.
Fique feliz, você está com sorte! No Animation Shop é possível fazer tudo isso com apenas alguns cliques.

 

2
Abra o AS3 e as duas animações que serão utilizadas em nosso exercício - vamos prepará-las para serem ligadas uma a outra. A maior, que vai receber a outra, provavelmente já estará pronta, sem necessidade de ajustes. Aquela que será colocada dentro da maior, provavelmente precisará ter seu tamanho reduzido. Se isto acontecer, selecione a animação e, na barra de menus clique em "Animation/ Resize Animation".
Veja o quadro:

 

3
Na caixa de diálogo, defina o novo tamanho da animação menor, no interesse de seu trabalho. Veja o gráfico:

 


4
O próximo passo será adequar a animação menor para caber dentro da maior: ambas deverão ter o mesmo número de frames, se você quiser manter um controle absoluto sobre o resultado. Se a gif menor tiver mais frames que a maior, no momento em que for unir as duas, o programa irá acrescentar novos frames na gif maior para adequá-la à menor, com mais frames - e isso você não vai querer, não é? Entretanto, se a gif menor (a que vai ser colada dentro da outra gif) tiver dez frames, e a gif maior tiver trinta frames, a menor vai se encaixar perfeitamente na maior: os frames serão repetidos normalmente ao serem colados. Além disso, todos os frames da animação menor assumirão as propriedades de "Time" dos frames da animação maior. Portanto, revise suas GIFs, recontando seus frames e retirando ou acrescentando aqueles de seu interesse - afinal, você é o diretor desse filme... Faça seu trabalho!
Neste ponto você terá as duas animações já preparadas e, cada uma delas com todos os frames selecionados (clique na animação e pressione as teclas CTRL+A para selecionar todos os frames).
Confira no gráfico abaixo, a lua utilizada no trabalho do topo da página, após ter sido reduzida, e com todos os frames selecionados.



 

5
Agora o grande momento: como colocar uma animação dentro da outra, e conseguir um resultado perfeito, em todos os frames? O segredo está no comando "Propagate Paste". Na barra de menus clique em "Edit/ Propagate Paste". Essa ação irá manter ativada a função de Propagate Paste e só será desativada se você fizer o caminho inverso, clicando novamente no comando. Mas o que faz o Propagate Paste? Ele simplesmente propaga para todos os frames selecionados, tudo o que você tiver copiado e estiver colando. Veja o gráfico:

 

6
Na barra de ferramentas, existe um ícone de Propagate Paste - alternativamente, clique sobre o botão, que ficará pressionado, e deixe-o assim enquanto estiver usando essa função. Quando quiser retornar ao modo normal de "Copiar Colar" clique novamente sobre o botão para desativá-lo.
Veja os gráficos:

 

 

7
Após ter ativado o botão "Propagate Paste" , clique na barra de título da animação menor (que deverá estar com todos os frames selecionados) e pressione as teclas CTRL+C para copiar a animação inteira. Em seguida clique na barra de título da animação maior (que também deverá estar com todos os frames selecionados) e, na barra de ferramentas, clique no ícone "Paste into selected frame", à esquerda de Propagate Paste. Lembre-se de que suas ações de "copiar/colar" estarão sob a influência do comando "propagate paste".
Veja o gráfico desta etapa:

 

 

8
Imediatamente após, leve suavemente o cursor do mouse para o local, na GIF maior, em que vai querer inserir o primeiro frame da animação que você está 'colando' - você verá a "imagem" desse frame sendo reproduzida na ponta do cursor do mouse; basta escolher o local exato e clicar com o botão principal do mouse para inserir o frame. Ato contínuo, e automaticamente, todos os outros frames da animação menor serão colados nos frames que lhes cabem dentro da animação maior, no exato ponto indicado por você no clique que acabou de fazer.
Veja o gráfico dessa ação em andamento:

 

procurando o ponto exato de inserção do primeiro frame

 

após o clique, todos os outros frames serão colados automaticamente

 

9
Com esses procedimentos tão simples você acabou de inserir uma animação dentro de outra, obtendo um resultado de perfeito acabamento e sincronia entre os frames - nada vai estar 'pulando' fora do lugar, sem que você queira. Mas você ainda pode querer inserir algum texto nesse filme, mesmo que seja sem efeitos especiais como sombra e outros: nada mais fácil! Pressione as teclas CTRL+N para abrir uma nova animação de um frame - na caixa de diálogo, defina um tamanho para ela, suficientemente grande para caber o seu texto (uma assinatura, por exemplo).
Veja o gráfico:

 

 

a nova animação

 

 

10
Configure a paleta de cores com a cor (em foreground) que vai usar para preencher o texto. Em nosso exemplo definimos a cor cinza.
Veja o gráfico:

 




11
Com a ferramenta texto, clique na tela da nova animação
para inserir o texto, o que fará abrir a caixa de diálogo "Add Text". Configure como quiser, clique OK para aceitar e clique novamente na tela da nova animação para inserir o texto. Copie e cole o texto no seu filme, usando os mesmos métodos de Propagate Paste que acabou de conhecer - note que, anteriormente, ao inserir uma animação na outra, você carregou vários frames (através do Propagate Paste) ao copiar e colar - no caso do texto, e porque é de nosso interesse, você estará usando o propagate paste para carregar apenas um frame para dentro do seu filme, e esse frame com o texto será automaticamente inserido em cada um dos frames de seu filme. Bom, não é?
Confira como ficou esse nosso exercício na imagem no topo desta página, onde a lua é uma animação que foi inserida na paisagem (também uma animação, ela mesma) e onde um texto assinatura também foi inserido.


Gostou? Trabalhe no que acabou de aprender, e verá quantas possibilidades estão abertas para você realizar ótimos filmes.

Divirta-se!

Guacira Sampaio Rocha
direitos reservados
anteriorpróximo

Voltar voltar para tutoriais

home
galeria
arte virtual
scripts
Página 2
links
imagens digitais
guestbook

 

premios
A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008