A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008

Animando sua imagem com
"Page Curl"

 

Você vai precisar do Paint Shop Pro7 e seu complemento, Animation Shop, instalados em sua máquina.
(se quiser as imagens que foram usadas neste tutorial, pegue-as aqui: )


Siga os passos:

1
Abra suas imagens, no formato GIF, no Animation Shop. Em nosso exemplo usaremos apenas três imagens como base para produzir nossa animação e garantir um filme razoavelmente leve ao final do trabalho - para montar a primeira etapa desse filme, e com o Animation Shop aberto, clique em File/ Animation Wizard e siga as indicações, tela a tela, que lhe serão agora apresentadas: "same size as the first image frame, e Avançar/ Opaque, e Avançar/ Upper left corner of the frame, With the canvas color, e Avançar/ Yes, repeat the animation indefinitely, 30, e Avançar/ Add Image - ao clicar neste comando você estará em condições de localizar e selecionar as três imagens que farão a base de nossa animação; ao fazê-lo, comece a seleção pela terceira, a do meio e a primeira, nessa ordem; clique em Avançar e em Concluir. Sua area de trabalho, no AS, ficará assim:

2
Clique no primeiro frame do filme (apenas no primeiro), para selecioná-lo; em seguida, na barra de menus, clique em Effects/ Insert Image Transition - na tela aberta, faça as configurações como segue:

3
Na tela acima, note o botão "Customize", que lhe oferecerá a possibilidade de definir a posição do enrolamento da página. Veja:


4
Neste ponto nossa animação terá cumprido a primeira etapa, mas estará capenga - apenas as duas primeiras imagens, o balão azul e o amarelo, estarão funcionando como desejamos - no entanto o balão amarelo não está se comunicando com a imagem seguinte, o balão verde, para realizar o 'enrolamento' da página; para corrigir isso, vamos à segunda etapa: em sua animação, clique no último frame da imagem do balão amarelo, para selecioná-lo; faremos então com que o balão amarelo entre em sintonia com o balão verde (a terceira imagem). Confira o print em tamanho reduzido, onde o selecionado é o frame 9 ("F:9"):

5
Prosseguindo, repita os procedimentos indicados (clique em Effects/ Insert Image Transition
), para criar uma animação entre o último frame do balão amarelo e o balão verde - desta forma você terá um filme com uma animação bem mais completa.

6
E agora, será que acabou? Clique em "View/ Animation" para testar o filme. Verificaremos, então, que nosso filme ainda está capenga - falta a última parte: a animação do balão verde sendo 'enrolado' sobre o balão azul, para evitar aquela 'parada' indesejável no movimento do filme. Se você seguiu todos os passos deste tutorial até aqui, sabe bem do que estou falando. Portanto, o que fazer? Vamos lá!

7
Clique, para selecionar, no primeiro frame de seu filme, o frame inicial da animação: o primeiro balão azul (note que seu filme, neste ponto, criou um frame extra e idêntico ao primeiro frame do balão azul, e o exibe ao lado do outro). Em seguida clique em Edit/ Cut para fazer uma cópia desse frame para sua Area de Transferência, ao mesmo tempo em que o retira da animação.

8
Dando prosseguimento, localize o último frame do filme, mais exatamente o frame do balão verde, que lá está isolado, e sem 'comunicação' com nenhum outro, e clique sobre ele com o botão secundário do mouse; no menu que se apresentar, escolha a opção "Paste/ After Current frame" - o frame com o balão azul será inserido no filme, como a última imagem da animação. Clique no frame anterior a este, mais exatamente no último balão verde (para selecionar este frame), e realize os mesmos procedimentos anteriormente indicados para animar o balão verde com o balão azul.

 

9
Ahh... Agora sim! Nosso filme roda lindo e completo! Mas ainda pode ficar melhor... Veja como: faça uma revisão nos frames de seu filme, e delete (clique no frame para selecionar e pressione a tecla 'delete' de seu teclado) todos aqueles que, na mudança entre as cores dos balões, acabam ficando repetidos - eles são desnecessários em seu filme, e ainda podem deixá-lo muito mais pesado do que o desejável. Na verdade, o tipo de frame que se repete é sempre semelhante ao frame "F:16" , balão azul, que pode ser visto no 'print' acima. Teste o resultado clicando em "View/ Animation".
Confira a tomada parcial da imagem em tamanho reduzido, onde os frames com destaque em azul nas bordas foram selecionados para exclusão, por serem repetidos:

Seu filme está pronto! E valeu o esforço, não acha? Salve seu trabalho no formato GIF.

Dica: se quiser imprimir uma leve 'paradinha' no primeiro frame de cada nova imagem, defina um tempo maior de exposição para esse frame: clique no frame com o botão secundário do mouse/ Frame properties e defina, na tela aberta (vide gráfico abaixo) um numeral maior no campo adequado. Confira o gráfico abaixo, e em seguida, um exemplo do mesmo filme com a 'paradinha' entre as novas imagens.

o gráfico


o filme

Gostou? Mãos à obra e...

Divirta-se!

Guacira Sampaio Rocha
direitos reservados
anteriorpróximo

Voltar voltar para tutoriais

home
galeria
arte virtual
scripts
Página 2
links
imagens digitais
guestbook

 

A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008