A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008

Decore seus azulejos

 

 

Você vai precisar do Paint Shop Pro7 instalado em sua máquina.

Siga os passos:

1
Abra uma nova imagem de 100 x 100px, transparente, e "flood fill" com a cor de sua escolha - em nosso exemplo usei um azul bem claro (192, 255, 255).

2
Na barra de Menus clique em Effects/ Texture Effects/ Blinds - na janela Blinds faça as seguintes definições: width: 50 (a metade exata da largura de sua imagem); opacity: 71; color: amarelo esverdeado escuro (128,128, 0); campo 'horizontal' e 'light from left/top´: marcados. OK, para aplicar. Veja como ficou:



3
Crie uma New Raster Layer, flood fill com o mesmo azul anterior e repita os passos para abrir a janela Blinds - aceite as mesmas configurações já feitas anteriormente por você, e modifique apenas o campo 'horizontal' , que agora deverá ficar marcado. Aplique. Veja como ficou:


4
Com a imagem em que está trabalhando ativa (sua barra de título deve estar 'iluminada'), clique na Layer Palette e defina a visibilidade da layer recém criada para 63 (para isso arraste a barra 'layer opacity' até o ponto desejado). Desta forma você poderá visualizar as duas layers em sobreposição (horizontal e vertical) formando assim a primeira etapa de seus azulejos.

5
Clique em Layers/ Merge/ Merge visible.

6
Clique em Copy e em seguida em Edit/ Paste/ As New Layer.

7
Clique em Image/ Mirror - defina a visibilidade desta layer em 63. Você estará definindo, desta forma, uma aparência suave e muito leve ao seu trabalho. Veja como ficou:

8
Seu conjunto de quatro azulejos está pronto. Se achar melhor, neste momento, use novamente o comando "Merge visible layers", para mesclar as duas layers dos azulejos. Pessoalmente eu não faço essa mesclagem - prefiro manter as layers, com essas etapas disponíveis para futura edição, no formato nativo do PSP, assim como estão.

9
Agora iremos decorar os azulejos. Crie uma nova layer - escolha uma imagem (um tube de preferência) e aplique no azulejo superior esquerdo. Crie outra layer e aplique a mesma imagem (para reproduzir os passos exatos deste exercício) no azulejo inferior direito. Defina a visibilidade dessas duas layers com as imagens em 52

10
Selecione a layer com a imagem superior esquerda e clique em Colors/ Colorize e defina os campos: Hue: 40; Saturation: 62

11
Seu trabalho está concluído. Salve-o, com todas as layers, no formato "psp". Em seguida você irá exportá-lo como GIF, para que possa ser visualizado normalmente em qualquer programa. Para exportar siga os passos: File/ Export/ GIF Optimizer. Com a janela aberta, e na tab 'Transparency', deixe apenas o campo None ativado; na tab 'Colors' defina o primeiro campo em 256, e o segundo (dithering) em 100%. Ative o campo 'Optmized Medium Cut'. Clique OK para salvar. Veja como ficou:

Se quiser usar a mesma imagem deste exemplo, fique à vontade. Se usar essa imagem como tube (ela é um tube) defina sua escala em 12. Clique AQUI para baixar a imagem.

Importante: esse tipo de imagem não se apresenta bem no formato jpg - é fundamental que o percentual de dithering acima indicado seja observado, caso contrário a qualidade final do trabalho estará comprometida.

 

Muitas variações são possíveis, em vários pontos do nosso passo a passo. Faça suas experiências e...


Divirta-se!

Guacira Sampaio Rocha
direitos reservados
anteriorpróximo

Voltar voltar para tutoriais

home
galeria
arte virtual
scripts
Página 2
links
imagens digitais
guestbook

 

premios
A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008