A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008

Imagens e hobbies
se misturam

laranjas e limões

 

Se você, como eu, tem inúmeros hobbies, e adora construir, fabricar, montar, ou até mesmo bordar e tecer seus 'brinquedinhos', capture seus melhores ângulos e transforme em imagens interessantes de sua coleção. Afinal você não vai querer levar seus navios e locomotivas para o restaurante ou o cinema com você, vai? Já uma imagem....
Você irá precisar do Paint Shop Pro, de alguns plugins, e de um scanner em razoáveis condições de uso para realizar este trabalho.


Dedico este tutorial a Vanda Vasconcelos, amiga e companheira da lista Som&Imagem, e uma 'escaneadora' apaixonada e competente - desse seu hobby retirei a inspiração para este projeto.



Siga os passos:

1
A melhor parte: vasculhe seus brinquedos e encontre um que seja possível escanear - escolha seu melhor ângulo (ou não escolha ângulo nenhum - simplesmente deixe rolar, como eu faço), e coloque-o sobre a área útil do seu scanner. Se for um objeto com volume, como um veleiro, por exemplo, não coloque a tampa do scanner sobre ele: sua imagem apresentará um fundo negro; se não quiser o fundo negro, jogue sobre o objeto um tecido branco - faça uma espécie de tenda... enfim, invente!


2
Abra a imagem escaneada no Paint Shop Pro. (O brinquedo que usei para escanear, neste projeto, é um bordado em ponto cruz, lindo demais, e bem maior que a área de captura do scanner - joguei o tecido sobre ela, sem maiores cuidados, e copiei. Se quiser usar a mesma imagem para fazer o exercício, fique à vontade. Eu procuraria criar uma imagem de um de meus próprios brinquedinhos, mas se não tiver ainda um scanner... copie a imagem abaixo.

 

ponto cruz

3
Mantenha a imagem em questão aberta e reservada para futura manipulação. Abra uma nova imagem, maior que a principal, para que possa ser utilizada como 'parede' de seu projeto: iremos preencher essa nova imagem (300x500px, em nosso exemplo), com as cores e os efeitos de nosso interesse. Solte a imaginação - trabalhe com o que já sabe e conhece do PSP e apronte sua 'parede' da melhor forma.
Em nosso atual projeto, fiz como segue: preenchi a imagem com um foreground escuro (RGB: 64-0-0). Apliquei sobre ele o filtro Sinedots com as configurações:

im_1

4
Criei sobre a imagem uma nova Layer (Layers/New raster layer) e preenchi com o gradiente como segue:

im_2

5
Sobre esse preenchimento reapliquei o sinedots, com as seguintes configurações:

im_3

6
Em seguida configurei a transparência desta layer para "68", na Layer Palette. Apliquei o filtro FM Tile Tools/Blend Emboss, aceitando as configurações padrões, por duas ou três vezes seguidas - após, fiz um Merge visible nas duas layers. Se quiser um efeito levemente mais luminoso, mescle as layers antes de aplicar o emboss. Veja o resultado, em tomada parcial:

detalhe

7
Reserve a imagem parede e retorne à imagem anteriormente preparada desde o seu scanner. Faça uma cópia desse imagem (shift+D) e minimize. Retorne ao original e aplique uma borda simétrica de 20 (Image/Add borders), cuidando para deixar a paleta de cores configurada com um background de cor não encontrada na imagem, como um preto, por exemplo.

8
Selecione a borda com a magic wand e aplique o pattern da imagem minimizada como segue:

im_4

9
Aplique na borda selecionada um "cutout" (Op= 96; BL=6; V=2; H=2; Color=white), seguido de um "drop shadow" (V=2; H=2; Op=56; BL=2; Color=black).

10
Sobre essa seleção: Effects/Sharpen/Sharpen duas vezes. Clique em Image/Add borders e defina uma borda simétrica de 10 - preencha essa nova borda com o mesmo pattern da anterior, mesmas configurações, mudando apenas o "Scale" para 250. Em Effects, encontre o plugin Super Blade Pro, e aplique o preset "Bevel_shiny" com as configurações default. Sua imagem terá agora esta aparência:

 

a montagem

11
Neste ponto você tem duas imagens abertas na área de trabalho: a parede e o quadro que acabou de preparar. Copie este último (ctrl+C) e clicando na imagem "parede", paste as new layer (ctrl+L). Deixe invisível a layer do quadro e selecione a layer da parede, clicando sobre ela na Layers Palette. Adicione sobre ela uma new layer: você terá então a layer inferior, que chamamos de "parede", uma layer transparente imediatamente acima desta (ambas visíveis), e a terceira layer, o quadro, que estará invisível.

12
Com a layer sobre a "parede" selecionada (apenas clique sobre ela na layers palette), clique em Masks/Load From Disk, e encontre ali uma mask de seu agrado. Se precisar, volte ao menu Masks e clique em Invert para inverter a máscara. Preencha a mask com uma cor leve e reduza um pouco a visibilidade da layer. Ou não preencha, dependendo da mask escolhida. Você tem masks guardadas, não tem?

13
Salve seu trabalho, sem mesclar as layers, no formato nativo do PSP, para que possa retornar a ele a qualquer momento, e editá-lo segundo seus impulsos e/ou novos pontos de vista.

14
Salve uma cópia deste trabalho, em JPG por exemplo, para que seja visualizado em outros locais que não o PSP. Faça um merge all layers para salvar nesse formato. E aí está: seu brinquedinho transformado em imagem, que você pode até imprimir e carregar na carteira ou na bolsa, para olhar e olhar sempre que tiver saudade de seu hobby favorito!


Para rever o meu trabalho, volte ao topo.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato e pergunte.

Divirta-se!

Guacira Sampaio Rocha
direitos reservados
anteriorpróximo

voltar voltar para tutoriais

home
galeria
arte virtual
scripts
Página 2
links
imagens digitais
guestbook

 

premios
A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008