A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008

Uma imagem, uma moldura...

 

Você irá precisar do Paint Shop Pro para realizar este trabalho, e da mask RND_FADE. As imagens que utilizaremos para este exercício foram recolhidas em listas de troca de imagens - até onde sei, são de livre uso.

Pegue aqui a mask (descompacte e instale o arquivo na pasta "Masks" do Paint Shop Pro)

Este projeto foi desenvolvido sob inspiração de um excelente tutorial preparado por Maria Luiza de Monteiro Marinho.


Siga os passos:

1
Abra uma imagem com motivo floral (ou outro de sua preferência); faça uma cópia dessa imagem (SHIFT+D), fechando o original. Prepare um "TILE" com essa cópia, usando qualquer um dos métodos de seu conhecimento, deixando esse ladrilho minimizado na sua área de trabalho. Veja o tile que usei:


2
Abra a imagem que pretende utilizar como principal em nosso projeto, e faça uma cópia; com a cópia aberta, adicione uma nova layer (Layers/ New Raster Layer). Arraste essa layer ainda vazia (na Layers Palette) para baixo da imagem principal e preencha (usando o baldinho, com a opção "Pattern" acionada na Color Palette), com o pattern floral que acabou de preparar.


3
Na Layer Palette, você estará, agora, com duas layers: na layer inferior, o pattern floral - na layer superior, a imagem principal. Na barra da imagem principal, à direita, você encontrará três campos. Ative o campo central (que é o campo onde você irá definir as propriedades de 'mistura' desta layer em relação à layer inferior) clicando na setinha que se encontra à direita do campo, e escolha o ítem "Luminance", deixando o floral inferior em "Normal". Veja o gráfico:




4
Você verá que sua imagem principal ficou mesclada com a imagem inferior, seguindo a orientação "Luminance" que acabou de definir. Faça experiências com as outras opções e veja que lindos resultados poderá obter. Veja como ficou o nosso gráfico:

normal:
com o Luminance:

 

5
Na barra de Menus clique em Layers/ Merge/ Merge Visible. Sobre essa imagem ativa vamos aplicar a nossa mask, clicando em Masks/ Load From Disk/ RND_FADE.msk - a máscara será aplicada em sua imagem. Clique em Masks/ Invert. Em seguida adicione uma nova layer e arraste para baixo da imagem com a máscara (sempre utililizando a Layer Palette). Preencha essa layer com o mesmo pattern floral que reservou, e já utilizou em outra ocasião neste roteiro. Se quiser, defina uma transparência para a mask em torno de 80%, mais ou menos, arrastando a barrinha da "layer opacity" para a esquerda. Veja como:

 

6
Faça um Merge/ Merge Visible. Reserve a imagem recém obtida para uso futuro.

7
Abra uma nova imagem, transparent, 24bit, 70px maior que a imagem original (em nosso projeto a imagem original tem 320 x 270px. - portanto abrimos uma nova imagem com 390 x 340px). Preencha com o baldinho configurado para o pattern da imagem com a mask, recém obtida - use um percentual de 80, na configuração da escala. Veja como:

 

8
Clique em Effects/ 3D Effects/ Inner Bevel. Confira as configurações abaixo:

Eis como ficou (em formato reduzido):

:

9
Copie e cole "as a new layer" (sobre a imagem recém obtida), aquela imagem com a mask, e que acabou de usar como pattern de fundo para o gráfico acima mencionado. Assine,"Merge visible", e salve seu trabalho em duas etapas: a primeira no formato nativo do programa ( .psp ) e a segunda em JPG ou GIF, como queira.

voltar ao topo

Se tiver alguma dúvida, entre em contato e pergunte.

Divirta-se!

Guacira Sampaio Rocha
direitos reservados
anteriorpróximo

voltar voltar para tutoriais

home
galeria
arte virtual
scripts
Página 2
links
imagens digitais
guestbook

 

premios
A ARTE DE GUACIRA SAMPAIO ROCHA 2008